• Dia Mundial da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

Voluntariado

A Cruz Vermelha é uma Instituição humanitária de caracter voluntário, pelo que o Voluntariado constitui a sua essência.

O Voluntariado é um dos 7 Princípios Fundamentaisrincípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, adotados na XX Conferência Internacional de 1965 e em recomendações da XXV Conferência Internacional de 1986. 

Sendo o Voluntariado a expressão do exercício livre de uma cidadania plena e solidária, é essencial reforçar a sua integração em atividades estratégicas, estabelecidas como prioritárias na Cruz Vermelha. Neste contexto, a Instituição, ao promover o espírito do Voluntariado, convida as pessoas a fazerem a diferença, a serem parte da solução, a nível local e global, e também a mostrarem o poder da sua ação para tornarem o mundo melhor.

Em síntese, o Voluntariado na Cruz Vermelha é uma atividade que:

Tem por objetivos ajudar as pessoas vulneráveis ou as suas comunidades locais.

É motivada pela livre vontade da pessoa, e não pelo desejo de ganhos materiais, financeiros ou por uma pressão externa de tipo social, político ou económico.

É organizada pelos representantes reconhecidos de uma Sociedade Nacional.

Os voluntários trazem novas competências, novas ideias, boa energia, entusiasmo, disponibilidade e motivação ao trabalho local da Cruz Vermelha.

Voluntariado Social

Algumas das suas ações passam pela segurança rodoviária (sessões de sensibilização junto dos mais novos), Campanha de promoção de comportamentos saudáveis ao sol, apoio no hospital de dia do Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro, espaço solidário (apoio na recolha, triagem e distribuição de alimentos, vestuário, produtos de higiene e mobiliário).

Powered by jms multisite for joomla